O EVENTO
Etapas:
I – Etapa das Conferências Livres: até 14 de agosto de 2017;
II - Etapa Municipal: 25 e 26 de agosto de 2017.
Tema da 2º CMVS:
Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade.
Eixo principal:
Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito de Proteção e Prevenção da Saúde do povo Brasileiro. Fortalecimento dos programas e ações de Vigilância em Saúde.
Sub-eixos da 2º CMVS:
I - O papel da vigilância em saúde na integralidade do cuidado individual e coletivo em toda a Rede de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Primária;
II - Acesso e integração das práticas e processos de trabalho das vigilâncias epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental e do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública;
III - Acesso e integração dos saberes e tecnologias das vigilâncias: epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública;
IV - Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde;
V - Gestão de risco de estratégias para a identificação, planejamento, intervenção, regulação, ações intersetoriais, comunicação e monitoramento de riscos, doenças e agravos à população;
VI - Monitoramento de vetores e de agentes causadores de doenças e agravos, inclusive as negligenciadas;
VII - Implementação de políticas intersetoriais para promoção da saúde e redução de doenças e agravos, inclusive as negligenciadas; e
VIII - A participação social no fortalecimento da vigilância em saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde está extremamente honrada em promover a II Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. A Vigilância em Saúde é estratégia fundamental para assegurar a saúde da população e é transversal a todos os níveis assistenciais, atuando desde a promoção de saúde até a reabilitação.
Nossa Conferência permitirá aprofundar o debate sobre o papel, estratégias e ações da Vigilância em toda sua amplitude. Os oito eixos acertadamente definidos nas etapas de organização permitirão que a discussão e as proposições geradas durante a Conferência fortaleçam e coloquem em evidência a Vigilância em Saúde como eixo fundamental para se garantir um sistema de saúde universal!
Certamente, esta Conferência será fundamental para que a inegável qualidade da Coordenação de Vigilância em Saúde de Porto Alegre siga ainda melhor seu caminho em defesa da saúde dos cidadãos de Porto Alegre!
Boa conferência a tod@s!
Erno Harzheim
Secretário Municipal de Saúde de Porto Alegre
Em outubro de 2001 aconteceu em Porto Alegre a primeira Conferência de Vigilância em Saúde. Na época, o modelo e conceito de vigilância em saúde com a integralidade das Vigilâncias Epidemiológica Sanitária e Ambiental era um sonho e uma grande aposta; era um modelo pouco conhecido ainda e às vezes criticado.
Hoje, quase dezesseis anos se passaram e o modelo de Vigilância em Saúde está consagrado, no qual as ações de Promoção à Saúde e de Prevenção de Doenças e Agravos fazem parte de um SUS que todos, sem exceção, são usuários. Para celebrar, aperfeiçoar e evitar retrocessos nesta Vigilância em Saúde, com integração de todo o Sistema de Saúde, convido a todos para a 2ª CMVS e finalizo com a um texto de chamada da 1ª CMVS, que continua atual!
Boa conferência para todos!
José Carlos Sangiovanni
Coordenação CGVS
Ao longo dos anos, as conferências proporcionaram avanços históricos para a saúde no Brasil. Em 1986, ocorreu a 8ª Conferência Nacional de Saúde, marco da força dos movimentos sociais e da democracia, que garantiu a saúde como dever do estado na Carta Magna, em 1988. As deliberações das Conferências Nacionais, previstas pela Lei nº 8.142/1990, são resultantes dos debates ocorridos nos estados e municípios.
É importante destacar o papel fundamental das Conferências Livres, que são discussões preparatórias da etapa municipal, pelo seu caráter de fortalecimento do controle social por meio da mobilização das comunidades e da sociedade civil organizada.
Os debates em torno do tema "Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade" possibilitarão a construção de diretrizes que garantam equidade, redução das desigualdades sociais e territoriais que deverão ser incluídas nas ações dos gestores da pasta.
Com certeza, esta conferência irá reforçar o papel fundamental que a vigilância ocupa no dia a dia das pessoas, no cuidado, na prevenção e na promoção de saúde.
O Conselho Municipal de Saúde deseja um grande encontro para todos!
Mirtha Zenker
Coordenadora do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre