top of page

Conferência Livre debate comunicação e vigilância em saúde


Na quinta-feira, 10, entre 13h30 e 17h30, a comunicação será o tema central do debate na Conferência Livre “O Olha e o Papel da Comunicação sobre a Vigilância em Saúde”, no processo de construção da 2ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde (CMVS). A Conferência Livre é promovida por profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Saúde (sede e Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) e no Conselho Municipal de Saúde. Três palestrantes convidados participam do encontro: a professora da UFRGS Cristianne Famer Rocha e os jornalistas Gabriel Galli e Vitor Necchi. A conferência livre tem como intenção formular propostas para serem encaminhadas à etapa municipal, dias 25 e 26. As inscrições à etapa municipal estão abertas.

Entre os temas em debate estarão a importância do acesso à informação em saúde, comunicação x promoção da saúde e prevenção de doenças, contribuição da academia em relação aos currículos e à formação dos profissionais, além de transparência de investimentos.

A conferência Livre será realizada na sede da CGVS, à Av. Padre Cacique, 372/2º andar – auditório Márcia Calixto. Inscrições podem ser feitas antecipadamente, por email no facebook, no endereço Facebook.com/2cmvs, ou, ainda, no dia do evento, no local. As vagas são limitadas.

Os convidados:

Cristianne Famer Rocha - Doutora e Mestre em Educação (PPGEDU/UFRGS), Bacharel em Comunicação Social (PUCRS), é Professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde atua no Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva, no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF), no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGCOL) e no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e Adolescente (PPGSCA). Foi Professora Convidada da Universidad para la Cooperación Internacional (UCI), na Costa Rica. Foi Professora Visitante do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT/UNL), em Portugal. E, atua, desde 2004, como Consultora do Ministério da Saúde do Brasil e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), em diversos projetos, no Brasil e no exterior, sobre os temas de Promoção, Comunicação e Educação em Saúde.

Gabriel Galli é jornalista e mestrando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordenador-geral do grupo SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade, ONG voltada à discussão sobre direitos sexuais e reprodutivos com 15 anos de atuação em Porto Alegre. Co-fundador do grupo Freeda – Espaços de Diversidade, que trabalha com qualificação e certificação de estabelecimentos para o respeito à diversidade sexual e de gênero. Editor da Roxa Newsletter, publicação semanal sobre gênero, sexualidade e ativismo. Pesquisa modelos alternativos de financiamento do jornalismo na internet, cultura digital e movimentos sociais. Tem atuação profissional focada em comunicação do terceiro setor, coordenou a comunicação de projetos de prevenção ao HIV/aids, direitos humanos e inclusão digital. Contribuiu como jornalista para veículos como G1, Globo.com, Folha de S. Paulo, Canal Rural e Canal Futura.

Vitor Necchi é jornalista (UFRGS) e mestre em Comunicação Social (PUCRS). Atualmente, trabalha na revista do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Foi professor na PUCRS, na Unisinos e na Feevale. Coordenou as graduações de Jornalismo da PUCRS e de Realização Audiovisual na Unisinos. Foi editor da revista NORTE – Livros, artes e ideias; repórter, editor e coordenador de produção do jornal Zero Hora; assessor de comunicação do presidente do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul); e assessor de comunicação do vice-prefeito de Porto Alegre. Integra o grupo SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade, ONG voltada à discussão sobre direitos sexuais e reprodutivos.


bottom of page